Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: M. axillaris

Nome Científico

Myrmotherula axillaris
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

White-flanked Antwren


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Choquinha-de-flanco-branco

A choquinha-de-flanco-branco é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) murmos = formiga; e -thëras = caçador; myrmotherula = diminutivo de myrmothera = pequeno caçador de formigas, formigueiro pequeno; e do (latim) axillaris, axilla = axilar, axila. ⇒ Pequeno caçador de formigas axilar ou (Ave) similar a um pequeno formigueiro com axila.

Características

Mede cerca de 10,5 cm de comprimento e pesa 8 g. O macho possui garganta e peito de coloração preta, sendo o restante da plumagem cinza escuro, as asas possuem pontas brancas formando duas barras, e a cauda tem pequenas pontas brancas terminais; sob as asas possuem plumas brancas nem sempre visíveis com as asas fechadas; a fêmea apresenta costas marrom oliváceas ou acinzentadas, garganta esbranquiçada e restante da parte inferior de cor bege, as asas possuem pequenos pontos beges não muito visíveis e também possui as plumas brancas assim como nos machos. A cauda desta espécie é relativamente longa se comparada com outras espécies do gênero.

Subespécies

Possui seis subespécies reconhecidas:

Alimentação

Inspeciona ativamente a folhagem e os emaranhados de cipós em busca de pequenos insetos.

Reprodução

Faz ninho em forma de xícara, preso a forquilhas entre 20 cm e 4 m de altura, sempre com grandes folhas pendentes sobre ele. Põe 2 ovos.

Hábitos

É comum no sub-bosque e no estrato médio de florestas úmidas e em capoeiras altas. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares, os quais acompanham regularmente bandos mistos de sub-bosque.

Distribuição Geográfica

Toda a Amazônia brasileira e nos estados que acompanham a costa, da Paraíba ao Rio de Janeiro. Encontrada também de Honduras ao Panamá, na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Guianas.

Referências

Galeria de Fotos